sábado, 22 de março de 2008

Dia Mundial da Água

Março


Pegada Ecológica


Faz o teste para descobrires de que modo o teu estilo de vida está a afectar o nosso Planeta!

Dia da Terra 2008 - 22 de Abril

Quero que vão a
http://ww2.earthday.net/~earthday/node/88
e que façam a tradução de
"Things You can Do – Learn what simple actions can be taken individually and as part of a group. Download our fliers with tips to fight climate change at home, at school, at work and with your kids"


Meu Planetinha!


Site muito interessante:

Dia Mundial da Água - 22 de Março

http://www.unwater.org/worldwaterday/flashindex.html



Vejam as galerias de Fotos em:
http://www.unwater.org/worldwaterday/flash/gallery/wwd08gallery1.html


O Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março, coincide com o Ano Internacional para o Saneamento, proclamado pelas Nações Unidas dadas as preocupações com o progresso insuficiente para atingir a meta de saneamento global.

A cada 20 segundos morre uma criança vítima das "péssimas condições" de saneamento que afectam cerca de 2,6 mil milhões de pessoas (41% da população mundial), lembrou quarta-feira o secretário-geral da ONU, em comunicado.
Em Portugal, 25% da população não tem acesso à rede de drenagem de águas residuais e 34% não tem acesso a tratamento de águas residuais, revela a Quercus.
Para que toda a população portuguesa tenha acesso a saneamento, a associação ambientalista lembra que é necessário investir mais em redes de abastecimento e de drenagem de águas residuais.

Conselhos da Quercus:
As águas residuais podem ser reutilizadas para vários usos
A reutilização de águas residuais reduz a captação de água para consumo e diminui a descarga de efluentes de ETAR.
Ao reutilizar as águas residuais está a reduzir a sua conta de água e a poluição nos cursos de água
As águas residuais tratadas, quando utilizadas nos jardins, transportam nutrientes benéficos para o desenvolvimento das plantas
Lave os seus pavimentos exteriores com águas cinzentas (*)
Utilize água da banheira para a descarga do autoclismo
A reutilização das águas residuais diminui o volume dos efluentes das ETAR e permite uma melhor gestão do sistema de esgotos
As águas cinzentas (*) podem ser utilizadas para as descargas de autoclismos, lavagem de pátios, lavagem de carros e rega de jardins. Experimente!
Alimente o seu jardim com água residual tratada
Se substituir um autoclismo clássico (10 l/descarga) por um autoclismo de baixo consumo (6 l/descarga) poupa 18 mil litros de água por ano
Evite fazer descargas desnecessárias, o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta entre 7 a 10 litros de água.


(*)As “águas cinzentas” são águas residuais provenientes dos chuveiros, lavatórios e bidés, contêm menos agentes patogénicos e requerem menos tratamentos que as “águas negras”(**). Podem ser reutilizadas dentro de casa para descargas de autoclismos e lavagem de pavimentos, por exemplo, podendo ainda ser utilizada para regar o jardim (dependendo da origem).
(**)As “águas negras” são águas residuais que foram misturadas com desperdícios da sanita e do lava-louça. Requerem tratamento biológico ou químico e desinfecção antes de ser reutilizada.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20080320-Saneamento+e+vital+para+a+saude+humana.htm

sexta-feira, 21 de março de 2008

Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore, 21 de Março

Área florestal desaparece a um ritmo equivalente a 40 mil campos de futebol por dia
21 de Março de 2008, 21:42

Lisboa, 21 Mar (Lusa) - A superfície florestal mundial está a desaparecer a um ritmo equivalente a 40 mil campos de futebol por dia, segundo as conclusões de um relatório da organização ecologista WWF, publicado hoje, Dia Mundial da Floresta.

De acordo com o relatório da World Wildlife Fund (WWF), citado pelo diário espanhol 'El Mundo', a floresta ocupa actualmente uma superfície de 3.866 milhões de hectares, cerca de metade do espaço que ocupava há oito mil anos.
Só na última década desapareceram quase 94 milhões de hectares de floresta, o equivalente a 5,6 milhões de campos de futebol por ano.
O abate ilegal de árvores e a desflorestação para cultivo agrícola são os principais responsáveis por estes números, a par dos incêndios.
Actualmente, só um quinto da superfície florestal está num estado considerado de "conservação favorável", adianta ainda o relatório.