sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Extinção dos dinossauros

No fim do período Cretáceo (por volta de 60 milhões de anos atrás) os dinossauros começaram a desaparecer da terra.

Porquê?

Esse traumático acontecimento talvez tenha sido o mais fascinante de todos os tempos. Existem várias teorias que tentam explicar essa catástrofe.
Alguns cientistas acham que foi uma bola de fogo, um meteorito, mudanças climáticas que arrefeceram o planeta, o enorme tamanho de algumas espécies, escassez de alimentos, forçando os dinossauros a devorar uns aos outros.

Um enorme meteorito!!

A teoria dominante fala da colisão de um meteorito de 10 km de comprimento que caiu no povoado de Chicxulub, na península mexicana de Yucatán, criando assim uma cratera de 180 km.
É de que um enorme meteorito teria atingido a terra, 65 milhões de anos atrás. Esse choque teria provocado uma grande explosão, equivalente a várias bombas atómicas, e uma enorme quantidade de poeira que teria coberto o sol durante muitos anos, provocando um Inverno rigoroso que, dificultando a fotossíntese das plantas, teria afectado toda a cadeia alimentar, o que teria levado à extinção dos dinossauros pela falta de alimentos.




Uma intensa actividade vulcânica:

Uma outra teoria aponta para a intensa actividade vulcânica há cerca de 300 mil anos atrás, quando uma grande quantidade de dióxido sulfúrico teria provocado uma grande quantidade de chuvas ácidas e que essas sim é que teriam sido as responsáveis pela mudanças climáticas que levaram à extinção dos dinossauros.

Não cabiam na arca de Noé:

E aparece agora uma outra teoria, que tem base bíblica, por considerar que, em razão do seu grande tamanho e do seu peso descomunal, os dinossauros não teriam cabido na arca de Noé e, assim, teriam perecido no grande dilúvio que assolou a Terra...

Teorias absurdas:

Incompetência e estupidez: Essa ideia foi a mais aceita no início, quando os dinossauros acabavam de ser descobertos. Os paleontólogos vitorianos acreditavam que sendo criaturas com cérebros tão minúsculos os dinossauros eram extremamente estúpidos e não tiveram competência para continuar a existir. Hoje essa teoria foi abolida. Sabemos que as coisas não são bem assim. Os tamanhos dos cérebros não medem a inteligência. Se sendo incompetentes eles viveram mais de 160 milhões de anos, imaginem se fossem inteligentes.

Catarata: Alguns acreditam que os dinossauros desenvolveram um tipo de catarata causada por um aumento na emissão de raios ultravioleta na Terra. Sem poderem se guiar, podiam cair de abismos ou acabarem presos em armadilhas naturais.

Disenteria: Segunda essa teoria os dinossauros teriam desenvolvido uma doença que causavam disenteria crónica.

Praga de lagartas: Uma praga de lagartas teria dizimado todos os vegetais do planeta, acabando com a fonte de alimento dos herbívoros.

Câncer de pele: A emissão excessiva de raios ultravioleta teria causado câncer de pele nos dinossauros, levando-os à morte.

Ovnis: Alguns "cientistas" (?) propuseram que os dinossauros teriam sido caçados por extraterrestres incansavelmente até a extinção. Falam também que eles podem ter preservado alguns deles e terem os levado em suas naves espaciais sabe-se lá para onde.

bibliografia:
http://www.angelfire.com/moon/problema9/historia.htm
http://www.webartigos.com/articles/4332/1/o-desaparecimento-dos-dinossauros/pagina1.html
http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~cristinamarcatto/projeto%20501/desaparecimento%20dos%20dinossauros%202.html

Realizado: por Alexandre e Adriano

Sem comentários: