sábado, 22 de março de 2008

Dia Mundial da Água - 22 de Março

http://www.unwater.org/worldwaterday/flashindex.html



Vejam as galerias de Fotos em:
http://www.unwater.org/worldwaterday/flash/gallery/wwd08gallery1.html


O Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março, coincide com o Ano Internacional para o Saneamento, proclamado pelas Nações Unidas dadas as preocupações com o progresso insuficiente para atingir a meta de saneamento global.

A cada 20 segundos morre uma criança vítima das "péssimas condições" de saneamento que afectam cerca de 2,6 mil milhões de pessoas (41% da população mundial), lembrou quarta-feira o secretário-geral da ONU, em comunicado.
Em Portugal, 25% da população não tem acesso à rede de drenagem de águas residuais e 34% não tem acesso a tratamento de águas residuais, revela a Quercus.
Para que toda a população portuguesa tenha acesso a saneamento, a associação ambientalista lembra que é necessário investir mais em redes de abastecimento e de drenagem de águas residuais.

Conselhos da Quercus:
As águas residuais podem ser reutilizadas para vários usos
A reutilização de águas residuais reduz a captação de água para consumo e diminui a descarga de efluentes de ETAR.
Ao reutilizar as águas residuais está a reduzir a sua conta de água e a poluição nos cursos de água
As águas residuais tratadas, quando utilizadas nos jardins, transportam nutrientes benéficos para o desenvolvimento das plantas
Lave os seus pavimentos exteriores com águas cinzentas (*)
Utilize água da banheira para a descarga do autoclismo
A reutilização das águas residuais diminui o volume dos efluentes das ETAR e permite uma melhor gestão do sistema de esgotos
As águas cinzentas (*) podem ser utilizadas para as descargas de autoclismos, lavagem de pátios, lavagem de carros e rega de jardins. Experimente!
Alimente o seu jardim com água residual tratada
Se substituir um autoclismo clássico (10 l/descarga) por um autoclismo de baixo consumo (6 l/descarga) poupa 18 mil litros de água por ano
Evite fazer descargas desnecessárias, o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta entre 7 a 10 litros de água.


(*)As “águas cinzentas” são águas residuais provenientes dos chuveiros, lavatórios e bidés, contêm menos agentes patogénicos e requerem menos tratamentos que as “águas negras”(**). Podem ser reutilizadas dentro de casa para descargas de autoclismos e lavagem de pavimentos, por exemplo, podendo ainda ser utilizada para regar o jardim (dependendo da origem).
(**)As “águas negras” são águas residuais que foram misturadas com desperdícios da sanita e do lava-louça. Requerem tratamento biológico ou químico e desinfecção antes de ser reutilizada.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20080320-Saneamento+e+vital+para+a+saude+humana.htm

Sem comentários: