quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ordenamento do território e Qualidade do ambiente

Ordenamento do território:
O ordenamento do território é, fundamentalmente, a gestão da interacção homem/espaço natural. Consiste no planeamento das ocupações, no aproveitamento das infra-estruturas existentes e no assegurar da preservação de recursos limitados. Em Portugal, o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional é a entidade responsável pelo ordenamento do território.

PEOT:
Planos Especiais de Ordenamento do Território (PEOT) são instrumentos regulamentares e de orientação elaborados pela Administração Central, estabelecendo uma politica integrada de ordenamento do território, de modo a permitir um desenvolvimento socioeconómico e ambiental sustentável, em especial em zonas de recursos hídricos.


Qualidade do ambiente:
Estado das principais variáveis do ambiente que afectam o bem-estar dos organismos, particularmente dos humanos. A qualidade do ambiente em todo o planeta deveria ter como base o crescimento económico, o progresso social e a protecção ambiental. Estes três domínios (económico, social e ambiental), que se encontram interligados, devem distinguir-se em equilíbrio sustentável e mundial para assim serem um marco na qualidade de vida do universo.




Trabalho realizado por:
Emanuel Martins



Sem comentários: