quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Próximo Concurso em que vão participar (disciplina de Geografia)

Concurso 2008/09: As Histórias das Cheias em Portugal

Contexto
As cheias constituem fenómenos naturais, não totalmente evitáveis, que podem provocar perdas de vidas, deslocação de populações e danos ao ambiente, comprometendo gravemente as actividades económicas. Por outro lado, as cheias podem também fornecer riqueza e recurso necessário ao desenvolvimento da sociedade.

As cheias em Portugal correspondem à catástrofe natural mais frequente e à segunda mais mortífera. É, portanto, desejável reduzir as suas consequências prejudiciais recorrendo a diversas medidas, que só terão o impacto desejável quando aplicadas em conjunto.
Recentemente foi aprovada a Directiva 2007/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à Avaliação e Gestão dos Riscos de Inundação, que impulsionará o aumento do nosso conhecimento quanto aos recursos hídricos, nomeadamente em relação ao fenómeno extremo das cheias.
O INAG propõe-se promover o conhecimento deste fenómeno, impactos no passado, presente e futuro, e a sensibilização da responsabilidade da sociedade através da elaboração de trabalhos subordinado ao tema “AS HISTÓRIAS DAS CHEIAS EM PORTUGAL”, onde se pretende o envolvimento dos jovens estudantes e docentes na análise e recolha de informação relacionada com as cheias em Portugal, vistas por exemplo pelos parentes mais idosos ou memórias dos lugares onde vivem.


Grupo Alvo
O concurso tem como grupo alvo alunos que frequentam 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e ensino Secundário. Os trabalhos a concurso poderão ser individuais ou colectivos (grupo composto no máximo de três jovens). Os trabalhos apresentados a concurso deverão recorrer às novas tecnologias na poupança, na reutilização e na divulgação do conhecimento relacionado com o uso inteligente do recurso água.

Entrega
A entrega ou o envio dos trabalhos para o Instituto da Água, por correio ou por e-mail, é da responsabilidade dos concorrentes. Cada trabalho deverá conter a identificação completa dos autores (nome, morada, telefone e e-mail).
Caso o trabalho seja elaborado no âmbito de uma escola este deverá conter, para além da identificação completa dos autores, a identificação da escola e dos professores que auxiliaram a sua elaboração.
Os trabalhos apresentados em suporte de papel (por exemplo cartazes) não deverão exceder as dimensões do formato A0 (largura 841mm e altura de 1189mm).

Calendário
Os trabalhos deverão ser enviados até ao final de Fevereiro de 2009 para o Instituto da Água, I.P.. O resultado do concurso será divulgado no dia 13 de Março de 2009, através do portal http://snirh.pt/junior.


Os participantes ao concurso deverão efectuar uma pré-inscrição, via e-mail (snirh@inag.pt), até ao final de Janeiro de 2009, permitindo deste modo efectuar uma melhor organização do evento público associado à divulgação dos trabalhos apresentados ao concurso.

Júri
Os trabalhos apresentados a concurso serão apreciados por um júri constituído por um elemento da Presidência do Instituto da Água e por dois elementos do Departamento de Monitorização e Sistemas de Informação do Domínio Hídrico (DMSIDH) do Instituto da Água, IP (INAG).

Prémio
Os trabalhos serão todos premiados com brindes do INAG. Serão distinguidos dois trabalhos colectivos e dois trabalhos individuais, que terão apresentação pública e divulgação via Internet.
Os vencedores do concurso terão direito a passar um dia em contacto com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (actividades de gabinete e campo).

Algumas Sugestões:
1- Propor medidas para minimizar os prejuízos causados pelas cheias e simultaneamente preservar o ambiente. Por exemplo não ocupar as margens dos cursos de água com depósito de materiais inutilizados (produção de desperdícios), que poderão por exemplo conter produtos tóxicos provocando poluição, ou propor a utilização destes espaços para espaços livres, jardins sem infra-estruturas complexas, ciclo vias etc..


2- Propor e desenvolver meios de divulgação inovadores das boas práticas de utilização do território de forma a possibilitar o convívio com as cheias e até tirar partido da sua ocorrência (blogues temáticos, cartazes, esculturas, slogans, músicas, filmes, peças de teatro etc.).


3- Construir uma Base de Dados simplificada, isto é, Base de Dados Jovem (Água Nova), utilizável pelas escolas, cujo objectivo é compilar dados e informações relacionadas com a água, provenientes das diversas zonas do país, incluindo aspectos associados às cheias em Portugal. Possibilidade de posterior divulgação via Internet.


4- Utilizar o projecto RIOS para recolher informação de campo relevante para permitir, por exemplo, delimitar zonas inundáveis pela ocorrência de Cheias.


5- Estudar a evolução das populações associado aos cursos de água, associada à variabilidade das disponibilidades hídricas (cheias e escassez de água).

Copiado de: http://snirh.pt/junior/index.php?menu=3.11

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