sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Relações Bióticas (teoria)

Factores bióticos

As interacções que os seres vivos de um ecossistema estabelecem entre si permitem a manutenção de populações estáveis, sem que se esgotem, geralmente, os recursos necessários para a sua sobrevivência. Nas relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade, podemos considerar relações interespecíficas, aquelas que ocorrem entre seres vivos de espécies diferentes, e relações intra-específicas, as que ocorrem entre seres vivos da mesma espécie. Assim, existem relações favoráveis (+), desfavoráveis (-) e de indiferença (O) entre os seres vivos envolvidos.


I - Relações interespecíficas

As relações entre seres vivos de espécies diferentes são, na sua maioria, de carácter trófico (alimentar) ou defensivo, e classificam-se em função dos benefícios ou dos prejuízos que causam nos indivíduos implicados.

Predação

A predação é uma relação com benefício para um dos seres vivos (predador) em que o outro (presa) é prejudicado
(interacção +/-). O predador mata a presa para se alimentar.

Competição

A competição é uma relação na qual dois seres vivos competem pelos mesmos recursos alimentares, pelo território, luz ou algo que se encontra em quantidade insuficiente para assegurar a sobrevivência de ambos (interacção -/-). Nesta relação, os organismos intervenientes são designados competidores e prejudicam-se mutuamente. A predação e a competição são, talvez, as relações bióticas mais importantes como factores reguladores da densidade populacional. Em conjunto, contribuem para evitar a formação de superpopulações que comprometam o equilíbrio dos ecossistemas.
Por exemplo, a predação, por estranho que pareça, acaba por beneficiar as populações predadas porque os predadores, geralmente, caçam os animais mais frágeis ou doentes, impedindo, deste modo, que as doenças se propaguem. Além disso, contribui para que sejam os animais mais aptos a reproduzirem-se.

Parasitismo

O parasitismo é uma relação na qual um dos seres vivos é beneficiado (parasita) e o outro (hospedeiro) é prejudicado (interacção +/-). O parasita, de menor dimensão, alimenta-se à custa do hospedeiro. No entanto, da relação de parasitismo não resulta a morte imediata do hospedeiro.

Cooperação

A cooperação é uma relação facultativa em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam (interacção +/+)


Mutualismo

O mutualismo é uma relação em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam e são largamente dependentes um do outro, embora possam também sobreviver de forma independente (interacção +/+). Quando a associação é obrigatória e indissociável, isto é, a sobrevivência de ambas as espécies só é garantida se permanecerem intimamente ligadas, diz-se que as espécies vivem em simbiose (interacção +/+).

Comensalismo

O comensalismo é uma relação na qual um dos seres vivos intervenientes beneficia (comensal) e o outro não é afectado (interacção +/0).

Amensalismo

O amensalismo é uma relação na qual um dos seres vivos intervenientes é prejudicado e o outro não é afectado (interacção -/O).


II - Relações intra-específicas

Este tipo de relações condiciona as possibilidades de sobrevivência dos indivíduos da mesma espécie. Existem na Natureza vários exemplos de seres vivos que vivem em grandes agrupamentos.

Cooperação

A cooperação intra-específica é uma relação em que os indivíduos contribuem para o benefício do grupo. Por vezes, os seres vivos da mesma espécie vivem intimamente ligados e, em geral, a separação de um indivíduo do grupo determina a sua morte. O conjunto de indivíduos organizados desta forma designa-se colónia. Existem, ainda, grupos de indivíduos da mesma espécie com uma organização social especialmente desenvolvida, não ligados anatomicamente e que cooperam através de estímulos recíprocos. Esta associação é designada sociedade. Em todas as sociedades há uma hierarquia social, em que cada indivíduo ocupa um lugar determinado.


Competição
A competição intra-específica é uma relação em que os indivíduos actuam para garantir a sobrevivência individual e não contribuem para o bem comum. Geralmente, ocorre quando os recursos são escassos.


Canibalismo
O canibalismo é uma relação em que um indivíduo mata outro (da mesma espécie), alimentando-se dele. O canibalismo é considerado, pelos investigadores, a manifestação suprema da competição intra-específica. As interacções bióticas contribuem para a selecção natural. Geralmente, são preservadas as formas de vida melhor adaptadas ao meio ambiente e desaparecem os indivíduos com menor vigor adaptativo. A reprodução, o tempo e a morte são essenciais para a evolução dos seres vivos na Terra.

Em suma, o equilíbrio dos ecossistemas resulta da interacção dinâmica que existe entre os seres vivos e destes com os factores físicos e químicos do meio ambiente. Este equilíbrio regula a circulação de matéria e energia nos ecossistemas.

(retirado de http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/Home/oitavo-ano/interaccoes-seres-vivos---ambiente)

Sem comentários: